sábado, 12 de fevereiro de 2011

Entendendo

Tenho insistentemente tentado entender a vida para ficar mais fácil de vivê-la, mas descobri que mais difícil que entender a vida, é entender as pessoas. Cada ser humano tem os seus próprios conceitos, suas próprias verdades e raramente renunciarão a elas.
Acredito que no decorrer da nossa existência vamos compreendendo aos poucos como cada pessoas reage a uma situação, mas nunca saberemos com toda certeza se essa é a única forma que ela tem para enfrentá-la.
Tenho aprendido que somos de fases e é impossível saber quando nos encontraremos em uma fase boa ou ruim, irritada ou calma, carinhosa ou distante, o que não podemos nos esquecer é que os outros também passam por essas fases. O principal erro do ser humano é acreditar que as pessoas sempre vão ser as mesmas.
Vejo muito isso nas relações de amizade, namoro, casamento. A princípio a você encontra uma pessoa numa fase ótima, onde esta super bem com o mundo. Esta pessoa te encanta com toda sua simpatia, alegria, energia boa, porém ocorre que dias depois você a encontra novamente, no entanto numa fase de decida; o humor muda, o jeito de conversar já não é mais atraente e você acredita que aquela pessoa de antes se perdeu e que não voltará mais.
Precisamos entender que quando somos magoados, nem sempre significa que alguém quis nos magoar, mas que por algum motivo essa pessoa teve que mudar. As vezes a mudança é provisória e ela só precisa de um tempo para se reencontrar novamente, mas também existe a mudança permanente e necessária para que ela encontre seu novo caminho. Nossa missão é compreender que cada pessoa é um ser único e que precisa do seu espaço para crescer e não depende de nós determinar quando as mudanças ocorrerão.

Nenhum comentário: